Quem Somos

Somos vertentes de muitas gerações!


PRESIDENTE
Elízio de Araújo Loiola

Assistente Social, especialista em Gerontologia Social, pelo SESC.SP; Coordenou o Trabalho Social com Idosos do SESC/ Ceará durante 10 anos; Conselheiro da Associação Cearense Pró-idosos ACEPI, tendo representado a mesma junto ao CMAS Fortaleza. Professor  do Curso de Especialização em Gerontologia Social da UVA. Participou em várias bancas de TCC do Curso de Serviço Social da UECE, sobre a temática da pessoa idosa. Ativista do Movimento LGBTT Nacional e no Ceará. Membro da diretoria do GRAB - Grupo de Resistência Asa Branca, nos últimos quinze anos. Ex - Conselheiro do CRESS/Ceará como Tesoureiro.



VICE-PRESIDENTA
Cintha Fonseca Lopes

Graduada em 2004 pela UECE, mestre em políticas públicas, atualmente, docente do curso de Serviço social da UECE e da FVJ/Aracati e Sócio-Diretora da Pótere Assessoria Social. Foi Docente do Curso De Serviço Social da Faculdade INTA/Sobral (2009-2010) e do Curso de Serviço Social da Faculdade Leão Sampaio/Juazeiro do Norte (2009). Coordenadora do PLHIS de 05 municípios do Ceara (2010/2011) e do Trabalho Social dos Planos Diretores de 09 municípios do Ceara (2006/2008). Assessora de Projetos da ACACE/MST (2004/2005). Durante o tempo de graduação, foi bolsista do PET (1999-2004), membro do CORETUR (1999-2000), integrante da Diretoria do CALSS (2000-2003), representante regional da ENESSO (2001-2002) e da Comissão Pedagógica de Avaliação do Curso de Serviço Social da UECE (2002).


 1º SECRETÁRIO
Raimundo Paiva dos Santos
 
Assistente Social graduado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. É Especialista em Educação em Saúde Pública pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, onde atualmente é aluno do Curso de Direito (10º Semestre). É servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, com efetivo exercício no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no cargo de assistente social. No município de Maracanaú, também exerce atividade profissional (Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC), foi Coordenador do Programa de Apoio às Reformas Sociais para o Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes – PROARES (2005/2006). Foi membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional - CEJAI, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (1993 a 1997), representando o Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 3ª Região, do qual foi conselheiro em quatro gestões.


 2ª SECRETÁRIA 
Tatiana Raulino de Sousa

Durante a graduação foi militante no movimento estudantil de Serviço Social da UECE: membro do Conselho de Representantes de Turma-CORETUR, Diretora do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social- CALSS, Coordenadora de Formação Profissional da ENESSO - Gestão  97/98. Foi bolsista do PET de Serviço Social. Como profissional foi supervisora do IBGE/CE - 2000; Assistente Social da Prefeitura de Viçosa do Ceará; Coordenadora de Equipe na Coordenadoria de Assistência Social/CASSI-SEDAS, Prefeitura Municipal de Fortaleza (2005/2006); Coordenadora Adjunta do Centro de Referência e Atendimento a Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde da Prefeitura de Fortaleza (20 06/2007); desde 2007 compõe a equipe da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Fortaleza, onde coordenou o Eixo Temático de Prevenção e Enfrentamento a Violência contra as Mulheres e o Projeto de Construção de Metodologia para Atendimento às Mulheres em Situação de Tráfico de Pessoas. Atualmente exerce a função de coordenadora adjunta. Conselheira do Conselho de Cultura de Fortaleza e do Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza.



1ª TESOUREIRA
Cynthia Studart Albuquerque
 

Assistente Social, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, cuja temática de estudo desde a graduação é Juventude. Participou em todo o período que esteve na universidade do Movimento Estudantil de Serviço Social – MESS na UECE: CORETUR, CALSS, DCE/UECE e Projeto Democrático Popular. Professora Temporária da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Trabalhou como técnica dos Projetos Agente Jovem e Adolescente Cidadão da Fundação da Família e Criança Cidadã - FUNCI e nos Centros de Atenção Psicosocial da Secretaria Executiva Regional – SER I/CAPS Geral e CAPS AD.  Foi consultora da pesquisa Retratos da Fortaleza Jovem realizada pelo Instituto da Juventude Contemporânea – IJC e Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude e do Vídeo-Documentário Selva de Pedra: a Fortaleza Noiada realizado pela Central Única das Favelas- Cufa/Ce. Atualmente trabalha na Assessoria Institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social, é conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS. Aprovada no concurso para Professora do Curso de Serviço Social do Instituto Federal Tecnológico do Ceará - IFCe e aguarda ser convocada.



2ª TESOUREIRA
Margarida Pinheiro 


Assistente Social (UECE – 1970). Militante de movimentos de juventude desde a década de 1960. Seguindo a nos movimento populares conforme a conjuntura brasileira marcada pela ditadura militar. Militante do movimento sindical urbano e rural, pela reforma agrária. Engajamento no Movimento de mulheres desde 1981, sendo fundadora do Mov. da Mulher Trab. Rural do Nordeste e da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe. Membro da Diretoria do CRESS, gestão atual, desvinculada para concorrer a eleição da entidade na chapa 2. Participou da Gestão 1992 da Central Única dos Trabalhadores CUT/Ce como Tesoureira. Foi Assistente Social no INAMPS. Voluntária junto a trabalhadores e trabalhadoras rurais na luta pela terra em várias regiões do Ceará. Atuou na criação de uma do CETRA, fundada em 1981, que desenvolve ações para o fortalecimento da agricultura familiar no Ceará. Representação Institucional: ABONG; Rede Nacional de Saúde e direitos Reprodutivos; PAD (Processo de Articulação e Diálogo); e Conselho Estadual  dos Direitos da Criança e do Adolescente.


CONSELHO FISCAL



Cristina Nascimento

Assistente Social (UECE – 1997). Militante do M.E na UECE, membro do Centro Acadêmico Serviço Social; Coord. Nacional da ENESSO; Foi bolsista do PET de Serviço Social. Trabalhou como assessora técnica da Prefeitura de Trairi, como Assistente Social da Prefeitura de São Luis do Curu e da Prefeitura de Paraipaba; Foi Secretária de Ação Social e Coordenadora do PROARES de Paraipaba. Assistente Social do CETRA, onde atualmente é Coordenadora de articulação política da instituição. Atuação na área do desenvolvimento rural, reforma agrária, agricultura familiar e convivência com o semiárido. Representante do estado do Ceará na Coordenação nacional da Articulação no Semiárido Brasileiro - ASA, onde é diretora da Associação Um Milhão de Cisternas.  Militante no movimento de convivência com semiárido com atuação efetiva no Fórum Cearense pela Vida no Semiárido; movimentos populares ligado as lutas no campo e agricultura familiar. Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional;Conselheira do CONDRAF;Sócia fundadora do Instituto Negra Ceará.



Leiriane Araújo

Assistente Social Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais pelo CFESS/ABEPSS/CEAD/UnB. Atualmente é assistente social da Prefeitura Municipal de Maracanaú. Professora substituta no Curso de Serviço Social da UECE. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Assistência Social, atuando principalmente nos seguintes temas: política social, transferência de renda, pobreza. Foi conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social de Maracanaú. É Conselheira do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente no município. Participa do Comitê Todos pela Educação. Participou do Movimento Estudantil na UECE como CORETUR e do Programa Especial de Treinamento – PET Serviço Social. Participou da Diretoria da Associação Elos da Vida. Passou no concurso para Professora Efetiva do Curso de Serviço social do Instituto Federal Tecnológico do Ceará- IFCE e aguarda ser convocada. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social da UECE – GEPPES.



 Fabíola Pessoa Pontes

Graduada em Serviço Social pela UECE (1998). Tem formação em Gerontologia, Educação Permanente em Saúde e está concluindo a Especialização em Promoção e Educação em Saúde. Militou no Movimento Estudantil de Serviço Social - MESS, participou do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social - CALSS (Coordenação de Cultura) e em vários Encontros de Estudantes de Serviço Social (Regional e Nacional). Foi monitora da disciplina de História do Serviço Social I. Trabalhou no SESC Fortaleza (Trabalho Social com Idosos), no CAPS de Morada Nova, onde coordenou o serviço em 2004 e participou do Conselho Municipal da Saúde. Desde 2005 trabalha na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) e, atualmente, é secretária do Conselho de Usuários da CASSI e responsável pela Assistência às Pessoas com Deficiência. É militante do Fórum Cearense da Luta Antimanicomial e acompanha eventos nacionais importantes da  Rede Internúcleos da Luta Antimanicomial. Participou da Diretoria do CRESS (2002-2005), Gestão "É Preciso estar Atento e Forte (suplente).


SUPLENTES


Luana Paula Moreira Santos

Feminista, Assistente Social, participou do Movimento Estudantil Geral da UECE como CORETUR e diretoria do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social por cinco gestões, participou ativamente do Projeto Democrático Popular no Movimento Estudantil de Serviço Social - MESS. Educadora popular atuou juntamente com NCH2 - Nordeste Consciente Hip Hop na comunidade da Serrinha, como também, desenvolveu ações nas comunidades do Siqueira, Genibaú, Granja Lisboa, Granja Portugal, Conjunto Ceará, Parangaba e Itaoca. Foi Professora de Participação Cidadã do Projovem Urbano Fortaleza. Coordenou o Projovem Adolescente em Fortaleza. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Assistência Social e coordena a coordenadoria do Inclusão Produtiva.



Synara Ferreira Rates  

Assistente Social graduaa em 2009 pela Faculdade Leãoo Sampaio, em Juazeiro do Norte. Pedagoga e Especialista em Orientação Educacional. Atualmente Trabalha na Secretaria de Educação do Município de Juazeiro do Norte e no Hospital Regional de Ouricuri. Trabalhou como Assistente Social da Grendene. Durante a graduação organizou a Semana de Serviço Social na FALS com o intuito de fortalecer o processo de formação profissional dos acadêmicos.






Márcia Lustosa

Assistente Social (UECE, 2001), Especialista em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Trabalhei na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social(STDS) no período de 2000 à 2003, na Casa da Juventude, unidade de atendimento às crianças e adolescentes em situação de rua. No Município de Itarema, no ano de 2005, trabalhei no CAPS I e no Hospital Distrital Natércia Rios. Em 2006 continuei trabalhando no âmbito da saúde mental em Fortaleza, primeiramente no CAPS Geral Nise da Silveira( 2006 à 2008). Coordenadora do CAPS AD SER I no período de 2008 à 2009 e atualmente estou na Coordenação de Saúde Mental SER I. Sou militante do Fórum Cearense de Luta Antimanicomial, movimento social que luta em defesa dos direitos das pessoas  que tem transtorno mental. Já participei de encontros nacionais da Rede Nacional Internúcleo de Luta Antimanicomial e de movimentos em defesa e garantia de uma Política de Saúde Mental aberta e comunitária, como preconiza o SUS e dentro dos parâmetros da Reforma Psiquiátrica e da Luta Atimanicomial.


Rochelle de Queiroz Forte 

Assistente Social (UECE – 2005). Participou no movimento estudantil na UECE. Participante do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, 2005. Atuação profissional, com grande experiência na área de criança e adolescente (Projeto SOMAR), no Juizado da Criança e do Adolescente, na FUNCI na coordenação das medidas socioeducativas em meio aberto.Trabalhou como assistente social por dois anos no CRAS de São Gonçalo do Amarante. Atualmente trabalha como Assistente Social na Associação Pestalozzi do Ceará, é conselheira do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência – CEDEF.  Atua também na CUFA – Central Única das Favelas elaborando e executando os projetos sociais.




Daniel Rogers Souza Ferreira

Assistente Social e Mestrando em Políticas Públicas e Sociedade e representante discente da turma de 2009
. Foi militante do Movimento Estudantil de Serviço Social: CORETUR, CALSS, Projeto Democrático Popular - PDP, Diretor de Assuntos Estudantis do DCE-UECE. Fez parte da Juventude Alternativa Socialista. Participou das duas primeiras edições do Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual. Foi técnico do Instituto de Revitalização do Trabalho (IRT) e do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB). Fez parte do primeiro grupo de assistentes sociais do ProJovem em Fortaleza. Pesquisador do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Direitos Humanos, Cidadania e Ética (LabVida) da UECE e do Núcleo de Estudos sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Professor do Curso de Serviço Social das Faculdades INTA.




Gerlene Veras
 
Assistente Social (UECE - 1986). Pós-Graduada em Coordenação de Grupos Operativos (IPR-SP). Especialista em Sociologia (FESPSP) e em Saúde da Família (UFC). Cursando MBA Gerência de Projetos (Christus). Militou na organização dos trabalhadores na ATF (Associação dos Trabalhadores da FEBEM-SP), fundadora e Diretora do SITRAEMFA (Sindicato dos Trabalhadores na Área da Menoridade e Familia - SP) e no Movimento Estudantil na UECE (1982-1985), participou da reconstrução do DCE-UECE, ENESS e Congressos da UNE. Trabalhou como Assistente Social e Coordenadora do Posto Sul de Liberdade Assistida (FEBEM – SP). Militante na área da infância e juventude: Fóruns de Defesa (DCA) – Regiões Oeste e Sul de SP, participou da criação do Conselho de Direitos (Municipio SP), e de vários Conselhos Tutelares em SP. Prestou assessoria técnica às ONG’s nas regioões Oeste e Sul, pela Secretaria da Criança Familia e Bem Estar Social de São Paulo (SCFBES-SP). Foi Assistente Social no Projeto Piloto Crianças de Rua – PCR/ SP. Cooperada da COOPEREH-CE (1999-2000), prestando assessoria técnica junto a diversas ONGs e Prefeituras. Na Unimed atuou como Assistente Social no atendimento ao cliente, na assessoria técnica do projeto experimental Longevidade Saudável (voltado para idosos e assistência a pacientes crônicos), e foi responsável pela implantação do Projeto de Ouvidoria. Membro-sócio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Ceará, (2002-2003). Membro de Comitês de Monografias de Graduação, em estágios na Unimed pelo curso  Social da UECE. Atualmente é Ouvidora da Unimed Fortaleza. Assumindo a cadeira em diversos comitês institucionais. Titular-representante da cooperativa para as NIP - ANS. Membro-sócia da Associação Brasileira de Ouvidores - CE.


 Ana Lúcia Tavares Pinto

Funcionária pública da PMF, lotada no IJF há cerca de 18 anos no Serviço Social. Trabalhou na implantação do CAPS de Aracati e da Rede de Saúde Mental de Fortaleza. É militante do Fórum Cearense da Luta Antimanicomial.
Débora Farias Galvão 
Assistente Social, pós-graduada em Consultoria Organizacional pela UFC e pós-graduanda em Serviço Social, Políticas Públicas e Direiros Sociais pela UECE . Apresentou  trabalhos de relevância científica no XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais ( III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade), cujo tema foi “Abrigo como medida de proteção para pessoas com deficiência mental: uma discussão sobre o abrigo Desembargador Olívio Câmara-ADOC” e em 2010 sobre  Reassentamento Involuntário de Famílias: Avanço ou Retrocesso no IV Encontro de Políticas Públicas e Inclusão Social – Gestão Pública, Políticas Sociais e Participação da Sociedade Civil-UECE.Foi voluntária  no  Instituto Cearense de Educação de Surdos-ASCE em 2004.  Atualmente trabalha na CAGECE , na Unidade Gestora do Programa SANEAR II com reassentamentos involuntário de famílias , na modalidade de indenização assistida.
Lúcia Elizabeth Moura Rodrigues 
Assistente Social da Fundação DR.Antonio Dias Macêdo (J.Macêdo), especialista em Saúde da Família - UFC e Saúde Mental. De 2005 a 2009 Presidente do Conselho EMEIF Otávio de Farias. Em 2010, representante dos Professores no Conselho Escolar. Atualmente Vice-Presidente do Conselho Comunitário do Barroso/Jardim Violeta. Professora de Inglês da SER VI cursando Up Level One - Ibeu - Toffel. Cursando Linguagem e Códigos no Instituto de Educação.