Debates


“Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade
consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.”
Bertold Brecht

No Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará no dia 11/03/2011, das 14h às 18:30h, foi realizado o debate com a Chapa Única para o CFESS e, em um segundo momento, entre as duas chapas que concorrem ao CRESS/CE. Esse evento contou com a presença significativa de professores, estudantes, assistentes sociais e outros(as) convidados(as).

As atividades foram iniciadas com a Profa. Socorro Osterne, mediadora do debate, fazendo a leitura das regras que haviam sido discutidas no dia 10/03/2011 entre os representantes das três chapas e a mediadora do debate. Embora nesta reunião tenha se tentado construir um consenso, havia discordâncias dos representantes da Chapa 2 sobre a metodologia do debate. A proposta seria a realização do debate conjunto entre as chapas CRESS/CE e a Chapa Única do CFESS. Com legitimidade, a Chapa Única do CFESS publicou seu apoio a uma das chapas, desta forma, a divisão do tempo ficou desigual, pois seriam 20 minutos para cada chapa do CRESS e 20 minutos para a Chapa do CFESS, o que se caracterizaria como mais tempo para manifestações de apoio à chapa defendida pelo grupo. Proposta questionada pela Chapa 2.

Após a apresentação das regras pela mediadora, a Profa. Aurineida Cunha solicitou questão de ordem, cujo objetivo era refletir sobre as regras do debate. Segundo a professora, essas regras não asseguravam um debate democrático, justo e com igualdade de condições entre as chapas para CRESS/CE. Destacou, ainda, que a eleição CRESS/CE tem particularidades, pois ambas as chapas apoiam a Chapa Única para o CFESS e expressam seus compromissos com o fortalecimento da direção social do nosso Projeto Ético-Político. Portanto, o objetivo do debate era explicitar: Quais as diferenças entre as chapas? Quais os compromissos e propostas de cada chapa que darão rumo à gestão do CRESS/CE nos próximos três anos.

Após a intervenção da Profa. Aurineida Cunha, foi encaminhada pela mesa a proposta de que o debate fosse realizado em dois momentos: o primeiro com a Chapa Única do CFESS, seguido de suas perguntas específicas da entidade nacional, e o segundo apenas entre as duas chapas para o CRESS/CE.

Assim, a proposta apresentada pela profa. Aurineida foi aprovada pela plenária com ampla maioria, destarte, foi assegurado um debate com autonomia, democracia e igualdade de condições, possibilitando a todos e todas conhecer as propostas, compromissos e a composição de cada chapa.