Ex-Militantes do Movimento Estudantil

A geração da gente não teve muita chace
De se afirmar de arrasar de ser feliz
Sem nada pela frente pintou aquele lance
De se mudar... (Nilson Chaves)

Encontramo-nos e aprofundamos nossos conhecimentos um dos outros na luta cotidiana da Universidade Estadual do Ceará – UECE, nos fóruns regionais e nacionais do movimento estudantil do serviço social e geral, bem como nos fóruns da própria categoria profissional. Em todos esses momentos, acreditamos e vivenciamos juntas/os uma História de sonhos e utopias: construir uma sociedade justa, igualitária, democrática e plural. Reunimo-nos e lutamos com outros sujeitos políticos e coletivos na defesa intransigente do Projeto Ético-político do Serviço Social. Tomamos rumos diversos, “pus o meu sonho num navio e o navio em cima do mar” (Cecília Meireles), mas sempre com Consciência de que o mar revolto é o mesmo: a sociedade capitalista patriarcal, machista e racista. Chegamos a lugares diversos e, às vezes distantes, mas sempre com a Coragem de admitir que o nosso sonho de emancipação humana continuava e continuará a ser o elo mais forte que nos aproxima. Nessas caminhadas ampliamos nossas responsabilidades e continuamos a afirmar juntas/os, com Consciência e Coragem, nossos compromissos democráticos com os projetos societários de transformações sociais e com nosso projeto profissional. Sabemos da Coragem para Lutar e da Consciência crítica desses profissionais e militantes que estão na Chapa 2, que mesmo diante de grandes desafios resistem e remam contra a maré da exploração capitalista, ocupam os espaços contraditórios das instituições e não abandonam a luta política mais geral.
Ao reconhecerem os desafios que a realidade contemporânea de crise mundial apresenta para nossa categoria profissional e para as classes populares, nossas/os companheiras/os reafirmam os compromissos de continuar lutando pela desconcentração da terra e da propriedade, pela redistribuição da renda e da riqueza, pelo fortalecimento e a universalização das políticas sociais, pela ampliação e efetivação de direitos sociais. Ao mesmo tempo, com Consciência de que a política é um campo de relações de força cujo poder dominante é o do capital, essas e esses militantes reafirmam a Coragem de continuar lutando para o fortalecimento das lutas e mobilizações populares visando à construção de um Brasil radicalmente democrático no sentido político e econômico. Por isso, se também estivéssemos no Ceará e fossemos assistentes sociais, votaríamos na Chapa 2 – Consciência para ter Coragem.
Com a Consciência de que o CRESS precisa ter protagonismo político e estar mais próximo da categoria, essas companheiras e esses companheiros – que foram forjadas e forjados na luta política com diálogo e, às vezes, com disputa de idéias conosco – assumem com Coragem a necessidade de ocupar esse espaço no Ceará, mantendo a sabedoria de dialogar com as diferenças e defendendo com firmeza suas idéias. “o meu maior desejo sempre foi o de aumentar a noite para a conseguir encher de sonhos” (Virginia Wollf).
Conclamamos todas e todos, a despeito de realidades tão adversas e de uma cultura capitalista que engessa e individualiza os indivíduos, a ousarem a acreditar que “os sonhos não envelhecem” e a apoiarem e votarem na Chapa 2 – Consciência para ter Coragem. Essas militantes e esses militantes de suas concepções e de seus princípios nunca cederam.
 
Adla Cristina Oliveira – Assistente Social/SEMAS;
Albanita Queiroz – Assistente Social. Servidora estadual de São Paulo
Alzira Nogueira – Assistente Social. Servidora estadual do Amapá;
Andréa Pacheco – Professora de Serviço Social da UFAL;
Ana Paula Silva dos Santos – Professora de Serviço Social da UEPB;
André Menezes – Assistente Social/SEMAS;
Aucione Fabiana – Assistente Social. Membro da Chapa Única do CRESS de Alagoas;
Danielle Cláudio de Brito – Assistente Social/SEMAS;
Dany Spósito – Assistente Social - doutoranda em Sociologia/Barcelona; 
Elaene Rodrigues (Lalá) – Secretária de Assistência Social/SEMAS;
Fátima Menezes – Assistente Social/SESA;
France Rodrigues – Professora de Sociologia da UFRR;
Gerardo Vasconcelos – Professor da Pós-Graduação em Educação/UFC;
Herlon Alves – Assistente Social e assessor parlamentar.
Hélio Alves – Geógrafo. Ex-Professor da UECE;
Irenice Oliveira Campos (Ire) – Assistente Social. Servidora do CAPS SER IV;
Karla Karan Guerra - Assistente Social - Assessora Institucional de Fortaleza - Conselheira licenciada do CRESS/CE
Kelma Matos – Assistente Social. Professora da Pós-Graduação em Educação/UFC;
Letícia Peixoto – Professora de Serviço Social da UFAL;
Milena Fernandes Barroso – Professora de Serviço Social da UFAM;
Monica Saraiva – Coordenadora dos Núcleos de Participação Popular/SEMAS;
Olivia Monteiro – Assistente Social e assessora do gabinete da Vereadora Heloisa Helena – PSOL/Maceió;
Raquel Viana – Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza;
Roberta Duarte Maia – Assistente Social/NASF SER VI;
Valdenízia Peixoto (Val) – Professora de Serviço Sócia da UNB
Vanuza Peixoto - Historiadora