Professoras da UECE

APOIAMOS A CHAPA 2 “CONSCIÊNCIA PARA TER CORAGEM" PARA O CRESS E A CHAPA ÚNICA DO CFESS “TEMPO DE LUTA E RESISTÊNCIA”


Vivemos em um momento rico de construção de um debate democrático, plural e aberto em nossa categoria com a eleição para o conjunto CFESS/CRESS. Apoiamos a chapa “Tempo de luta e resistência” para o CFESS. Este apoio deve-se ao próprio compromisso com o fortalecimento do conjunto CFESS/CRESS e por comporem a chapa quatro companheiras cearenses formadas na UECE e que conosco enfrentaram com coragem e resistência diferentes desafios.
 No Ceará temos um processo singular que nos desafia e nos impulsiona a ter coragem de reafirmarmos nossos compromissos históricos com o Projeto Ético-Político e Profissional e declaramos nosso apoio/voto/colaboração/divulgação à CHAPA 2 “ CONSCIÊNCIA PARA TER CORAGEM” pois acreditamos que:

  • O nosso projeto ético-político foi construído coletivamente por vertentes de muitas gerações. Em particular no Ceará (Fortaleza), temos na Chapa 2 companheiras(os) militantes pioneiras(os) na luta contra a homofobia, nas lutas históricas de construção de políticas para as mulheres, juventude, raça e etnia,  e tantas outras pelejas que nos desafiaram como categoria profissional. Estas(es) companheiras (os) já mostraram que têm o compromisso ético-político com a autonomia dos movimentos sociais e responsabilidade política com entidades das quais participaram, inclusive, já estiveram em diferentes conselhos, a exemplo, do próprio CRESS-CE. Temos a coragem de reafirmamos que as (os) companheiras (os) irão fortalecer o CRESS como espaço democrático de participação da categoria e de maior articulação com os movimentos sociais, uma vez que são necessárias alianças com a classe trabalhadora para uma resistência coletiva;
  • O tempo presente exige a clareza no entendimento de que o ‘capitalismo é a contradição em processo’, da complexa relação entre Estado e sociedade no Brasil e dos limites das políticas sociais na ordem do capital, aqui percebidas como os principais espaços sócio-ocupacionais das(os) assistentes sociais que devem no seu cotidiano tensionar tais contradições, construindo espaços contra hegemônicos visando ao fortalecimento dos direitos sociais. Todas(os) os(as) componentes da chapa 2 estiveram/estão  inseridos em diferentes espaços sócio-ocupacionais, ou seja,  ‘no centro da própria engrenagem re (inventando) no cotidiano a contra-mola que resiste’;
  • Afirmamos que a dimensão política da nossa profissão não se confunde com partido político, como também, com governos. Destarte a consciência de assegurar que as(os) companheiras (os) estão fazendo a grande política ao se apresentarem para o processo eleitoral com coerência, firmeza e coragem de continuar fortalecendo nosso projeto ético politico e sintonizando cada vez mais o CRESS-CE com as demandas da categoria  como está afirmado nos compromissos e propostas expressos no seu programa.
Na Universidade/UECE, espaço ocupacional em que estamos inseridas, as contradições e tensões estão presentes no nosso cotidiano e nas lutas por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Neste cenário acompanhamos o surgimento de lideranças estudantis que agora compõem a Chapa 2. No Centro Acadêmico Livre de Serviço Social- CALSS, DCE, nas representações de ENESSO, ABEPESS, essas lideranças participaram do fortalecimento da articulação das nossas entidades. Foram partícipes nas lutas, mobilizações, greves por concurso para professores, quando ainda não existia o SINDUECE. Encontramos nossas(os) ex-alunas(os), hoje assistente sociais,  nos fóruns da categoria, nas assembléias do CRESS-CE, nas históricas Semanas do Serviço Social e nos eventos nacionais como o CBAS. Nosso encontro mais recente foi na comemoração do Congresso da Virada, no último CBAS e nas manifestações de rua pela aprovação das 30 horas. “A memória aqui resgatada não como apego conservador do passado, mas como inspiração para que as lutas dos sujeitos individuais e coletivos não caiam nas ‘brumas do esquecimento’” (Boschetti, 2009).

Ao nos posicionarmos neste debate queremos contribuir de forma crítica e coerente com a construção de um processo eleitoral democrático, plural e participativo.  
  

Professoras do Curso de Serviço Social da UECE:

Profa. Ms.Adinari Moreira de Sousa
Profa. Dra. Aurineida Maria Cunha
Profa. Dra. Cristiane Maria Marinho
Profa. Dra. Elvira Sá de Morais (aposentada)
Profa. Dra. Liana Brito de Castro
Profa. Dra. Maria Cristina Nobre
Profa. Ms. Maria Stela Pereira Accioly